Chegamos ao fim da resenha do livro O Choque de Culturas, escrito pela treinadora canadense, Jean Donaldson. Neste último episódio, o Podcast Meu Nome Não É Não apresenta os dois últimos capítulos: 5 – Cérebros de Limão mas mesmo assim gostamos deles; e 6 – Detalhes do Treino de Obediência; além das considerações opinativas sobre essa obra de três décadas.
A jornada dessa resenha começou com a colaboração dos adestradores Iata San (@cafe_com_cao) e Luiz Henrique Venâncio (@petmoderno), que fizeram a resenha do prefácio, escrita por Ian Dunbar.
O Choque de Culturas é uma das grandes obras que são referências sobre adestramento de cães no mundo, pois, já na década de 1990, destacou a importância da disseminação da ciência do comportamento canino. A autora ganhou diversos prêmios por seus livros e atualmente mantém a Academy For Dog Trainers.
Na primeira parte da resenha, a natureza canina e as leis do aprendizado foram o foco; no segundo episódio compreendemos sobre comportamentos, a forma como os cães interagem com o mundo; e por fim, agora, entendemos mais sobre conceitos teóricos do adestramento e protocolos práticos: comportamentos do jardim de infância, liceu e universidade.
A edição de O Choque de Culturas – Um ponto de vista novo e revolucionário que ajuda a compreender o relacionamento entre humanos e cães é de 2013 e foi lançado pela KNS Ediciones, com tradução de Cláudia Estanislau. A primeira edição é de 1992.
Sobre a autora: A Jean Donaldson é natural de Montreal, Canadá. Fundou a Montreal Flyball Association e a Renaissance Dog Training, a primeira escola baseada em reforço positivo e serviço de aconselhamento da sua cidade. Ela treinou seus próprios cães, que ganharam vários títulos e vitórias em uma variedade de esportes caninos. É fundadora da Academy For Dog Trainers. Atualmente, ela mora em Oakland, Califórnia, com seu cachorro, Brian, adotado em 2015.
Formada em psicologia comparada, é uma grande estudante de biologia evolutiva. Lecionou nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Ela é quatro vezes vencedora do Prêmio Maxwell da The Dog Writers Association of America, e seu livro seminal The Culture Clash foi eleito o livro de treinamento e comportamento número um pela The Association of Pet Dog Trainers.
O Choque de Culturas – Sinopse:
O mais estimulante livro alguma vez escrito sobre comportamento canino e adestramento.Um ponto de vista novo e revolucionário que ajuda a compreender o relacionamento entre os humanos e o cão. Todos os cães necessitam ser ensinados a como modificar os seus comportamentos normais e naturais para adaptar-se à cultura humana. Tristemente, com demasiada frequência, quando o modo de viver dos cães entra em conflito com as regras e os padrões humanos, muitos cães são descartados. O choque de culturas mostra os cães como eles são na realidade. O livro tem uma perspectiva refrescante e original e vai direito o assunto, aqui está como é, agora eduque o seu cão!
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Spotify | Deezer | RSS
Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima
Edição: Guto Leão
Vinheta: Henrique Inglez de Souza