#9: A Cabeça do Cachorro, de Alexandra Horowitz (3 de 4)

Neste 9º podcast do Meu Nome Não é Não, continua a resenha sobre o livro o A Cabeça do Cachorro, de Alexandra Horowitz. Denso e científico, ao mesmo tempo carismático e com uma linguagem acessível, a publicação dá conta de diversas dimensões sobre os cães: origem, genealogia, sentidos, natureza, relação com humanos, cognição e emoções.

A Cabeça do Cachorro possui 12 capítulos. Cada podcast irá trazer a resenha de três deles. Neste terceiro episódio, apresentamos os capítulos 7, 8 e 9 (Visto Por um Cão, Antropólogos Caninos e Mente Nobre).
Durante o programa sabemos mais sobre a importância do olhar do cão – o quanto é parecido com o olhar humano. como seres sociais, os cães nos olham realmente como referência e são capazes de antecipar das nossas ações e perceber para onde é dirigida nossa atenção. Com isso, eles tornaram-se os animais que mais conhecem o ser humano. A mente do cachorro é um pouco mais desvendada por Alexandra Horowitz, que apresenta diversas pesquisas sobre a cognição canina.

Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima

– Sobre o livro A Cabeça do Cachorro, de Alexandra Horowitz –

Tradução de Lourdes Serre – RJ/2012 e E-book 2013 – 3º Edição.

Sinopse: Nos últimos 15 anos, o números de estudos e pesquisas sobre o comportamento canino cresceu consideravelmente em todo o mundo. A americana Alexandra Horowitz, do departamento de psicologia do Barnard College de Nova York, é responsável por uma das mais importantes investigações sobre as atitudes e reações dos cães. Em A cabeça do cachorro, Horowitz, que também estudou a cognição de humanos, rinocerontes e primatas, reúne sua paixão pelo universo canino com as mais recentes descobertas científicas para explicar como os cachorros percebem o mundo ao seu redor, como interagem uns com os outros, e qual a natureza do relacionamento deles com os humanos. Alexandra conduziu experimentos com cachorros e seus donos. Alexandra Horowitz desmistifica algumas das crenças mais arraigadas em relação aos instintos caninos e revela a verdade por trás do comportamento deles. Divertido e esclarecedor, A cabeça do cachorro lança um novo olhar sobre o mundo dos cães: desta vez, levando em conta o ponto de vista desses animais.

Edição e vinheta: Henrique Inglez de Souza (Podcast do Inglez de Souza)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.