#36: Cão Senso, John Bradshaw (11 de 11)

00” – Introdução e recados / 4” – Capítulo 11.

Podcast Meu Nome Não É Não chega ao fim da resenha de um dos livros mais reconhecidos sobre o comportamento canino: Cão Senso, de John Bradshaw.

As resenhas são de duas versões do livro: a brasileira, de 2012, publicado pela Editora Record, traduzida por José Gradel e com tradução técnica de Thomás Szpiegel; e a de 2011, em inglês, na versão e-book, da editora Basic Books, de Nova Iorque. 

Cão Senso possui 11 capítulos. Devido a densidade de informações, pela primeira vez, cada episódio do nosso Podcast correspondeu a um deles.

Neste décimo primeiro e último capítulo do livro, Os Cães e o Futuro, Bradshaw nos trás diversas questões éticas e de responsabilidade humana sobre as condições de vida atuais dos cachorros em nossas sociedade e as que estão por vir. O autor apresenta fala da nossa relação com os cães, exigências de um mundo contemporâneo asséptico e com pouco espaço para a liberdade canina.

Neste capítulo ele fala das diferentes linhas de adestramento, do quanto os tutores ficam perdidos entre os diferentes métodos, do quanto os cães nos fazem bem e de como poderíamos criar cães para o futuro, assim como no passado, selecionando os animais que mais estão adaptados a nossa vida urbana. Ele finaliza dizendo cabe a nós humanos colaborar para que essa amizade de mais de dez mil anos continue existindo.

Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima

Sinopse – Cão Senso, de John Bradshaw

John Bradshaw sai em defesa dos cachorros, após uma pesquisa de mais de 20 anos. Para o autor, a verdadeira vocação do animal de estimação é se tornar um membro da família, ao contrário do que dizem as técnicas de treinamento atuais. Aliando as mais recentes descobertas da Biologia à própria experiência com cães, Bradshaw nos ajuda a entender quais as verdadeiras necessidades caninas e qual a melhor forma de conviver com seu cachorro sem precisar dominá-lo pelo medo ou pelo método de compensações.

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.