#44: Antes de Ter O Seu Cachorro, Ian Dunbar – 1 de 2

Nada mais didático que começar do começo! Nossa primeira resenha de 2020 é de um livro básico para todos que sonham em ter um cachorro: Antes de Ter O Seu Cachorro, do veterinário inglês Ian Dunbar. A edição e-book, em português, que estamos lendo é de 2011, da KNS Ediciones, traduzida pela Claudia Estanislau.

A resenha será realizada em dois episódios. Neste, conhecemos os capítulos 1 (Fases do Desenvolvimento), 2 (Os Seus Conhecimentos Sobre Cachorros) e 3 (Avaliação dos Progressos do Seu Cachorro), que tratam essencialmente da importância de conhecermos o criador do cão que iremos adotar e sua convivência nos primeiros dois meses dentro do ambiente doméstico. Também é necessário reconhecer o que sabemos e o que não sabemos sobre a espécie, sobre a raça que desejamos, estudarmos e nos prepararmos para os próximos meses de educação.

Dr. Ian Dunbar é um veterinário, comportamentalista e treinador de cães, que recebeu seu diploma de veterinário e um diploma de Honra Especial em Fisiologia e Bioquímica pela Royal Veterinary College (Universidade de Londres), além de um doutorado em comportamento animal pelo Departamento de Psicologia da UC Berkeley , onde ele pesquisou o desenvolvimento de hierarquias sociais e agressão em cães domésticos. Ele é autor de vários livros e DVDs sobre comportamento e treinamento de filhotes  e cães e o SIRIUS® Puppy Training (fonte: Wikipedia).

Sinopse: Antes de Ter o Seu Cachorro é um livro dedicado a todos os verdadeiramente criadores de cães que se preocupam tanto (se não mais) com a saúde mental e física dos seus cães como com a cor do seu pelo. A todos os veterinários que reconhecem a importância crucial da sociabilização e do treino como formas de prevenção de problemas no comportamento e temperamento dos cães. A todos os donos de cães que no momento de escolherem, criarem e treinarem os seus cachorros, fizeram o seu melhor para que estes se tornassem sociáveis e bons companheiros. E finalmente a todos os treinadores de cães, pessoal auxiliar dos canis e voluntários, e às organizações de resgate de animais que fazem tudo para resolver os muitos problemas criados por outros criadores, veterinários e donos de cães que não conseguem compreender do que realmente se trata.

Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima

Participação: Guto Leão

Edição: Naiara Lima

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.