#21: Cão Senso, John Bradshaw (4 de 11)

Reprodução: Capa de Cão Senso, de John Bradshaw

O Podcast Meu Nome Não É Não traz a resenha de um dos livros mais reconhecidos sobre o comportamento canino: Cão Senso, de John Bradshaw.

As resenhas são de duas versões do livro: a brasileira, de 2012, publicado pela Editora Record, traduzida por José Gradel e com tradução técnica de Thomás Szpiegel; e a de 2011, em inglês, na versão e-book, da editora Basic Books, de Nova Iorque.

Cão Senso possui 11 capítulos. Devido a densidade de informações, pela primeira vez, cada episódio do nosso Podcast corresponderá a um deles.

Neste quarto capítulo, Castigo ou Recompensa: A Ciência no Treinamento de Cães (Stickes or Carrots: The Science of Dog Training), o autor escreve sobre os processos de aprendizagem dos cães. Ele explica sobre a habituação, dessensibilização (sentização), condicionamento clássico, condicionamento operante (reforço positivo e negativo; punição positiva e negativa, reforço secundário, punição secundária), além de explicar os efeitos que esses métodos podem ter na relação do tutor e do cão. Neste episódio sabemos também que a TV ainda mantém o discurso edificado na ideia de punição, sem embasamento científico, mas que aos poucos, teóricos como Ian Dunbar conseguem fazer sua voz aparecer. Ele também destaca que estudos comprovam que treinos com base em punição não funcionam melhor que aqueles voltados aos reforço positivo. Já a punição física tem se mostrado um fator que gera medo, estresse, depressão e ansiedade nos cães.

Bradshaw escreve: “A esperança é que, em breve, os cães serão retratados em termos universais como os animais completamente domesticados que são, e não como animais bonitinhos na superfície, mas que escondem dentro deles demônios à espreita”.


Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima

Sinopse – Cão Senso, de John Bradshaw

John Bradshaw sai em defesa dos cachorros, após uma pesquisa de mais de 20 anos. Para o autor, a verdadeira vocação do animal de estimação é se tornar um membro da família, ao contrário do que dizem as técnicas de treinamento atuais. Aliando as mais recentes descobertas da Biologia à própria experiência com cães, Bradshaw nos ajuda a entender quais as verdadeiras necessidades caninas e qual a melhor forma de conviver com seu cachorro sem precisar dominá-lo pelo medo ou pelo método de compensações.

Edição: Naiara Lima

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.