#40: Gatos in progress – Gato, Um Deus Para Chamar de Seu, Guilherme Castellar (2 de 3)

Intro: 00′ – Resenha: 5′55

A domesticação do felis catus ainda está em progresso e nós do Podcast Meu Nome Não É Não continuamos nossa saga em descobrir mais sobre este misterioso e encantador felino que vive em nossas casas. Em nossa companhia está o livro nacional: Gato, Um Deus Para Chamar de Seu, de Guilherme Castellar.

A publicação da Editora Abril e Revista Superinteressante foi lançada neste ano (2019). São dez capítulos que vão da origem a como eles conquistaram a nossa cama. Resenhamos o livro em três episódios. O primeiro deles foi sobre os capítulos 1, 2, 3 e 4. Todos eles focados na origem da espécie e como ela se aproximou dos humanos. Neste segundo episódio, conhecemos mais sobre como os gatos entraram em nossas residências e desenvolveram habilidades únicas. Também descobrimos que a domesticação felina, muito mais recente que a dos cães, continua em curso, por isso o tema deste programa é Gatos in progress.

No capitulo 5 (Da Natureza dos Gatos) somos apresentados a busca humana em transformar o gato no gato-cão, ou seja, um animal amigável e dócil. Conhecemos sobre como surgiram as diferenças estéticas dos gatos e o quanto eles ainda se parecem com seus parentes selvagens. Também sabemos sobre as raças felinas. Já no capítulo 6 ( A Mente do Gato), são abordadas diversas pesquisas que começam a revelar o quanto os gatos são próximos das pessoas, como desenvolveram comportamentos sociais, mesmo mantendo ainda as patas firmes em sua natureza de predador e presa. Além disso, entendemos a importância do território para esses animais.

O capítulo 7 (Decifrando o Mistério da Esfinge) destaca a importância do granulado sanitário na maior aproximação dos gatos das pessoas. A rotina crepuscular felina também está presente no capítulo, assim como a importância do enriquecimento ambiental e de uma adaptação bem feita na inserção de outro gato na casa. Algumas doenças felinas podem ser resultados de uma vida estressante, deste modo, o autor deixa o alerta sobre a importância de investirmos na qualidade de vida dos nossos bichanos. Também conhecemos mais sobre os gatos no Guia de Etiqueta Felina, que trata das saudações com rabo, de sinais de alerta, do ronronar, das lambidas e esfrega-esfrega, do miado, das caixas e presentes macabros.

Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.