#34 – Cão Senso, John Bradshaw (10 de 11)

Introdução e recados: 00” / Resenha do capítulo: 4.15”

Podcast Meu Nome Não É Não traz a resenha de um dos livros mais reconhecidos sobre o comportamento canino: Cão Senso, de John Bradshaw.

As resenhas são de duas versões do livro: a brasileira, de 2012, publicado pela Editora Record, traduzida por José Gradel e com tradução técnica de Thomás Szpiegel; e a de 2011, em inglês, na versão e-book, da editora Basic Books, de Nova Iorque. 

Cão Senso possui 11 capítulos. Devido a densidade de informações, pela primeira vez, cada episódio do nosso Podcast corresponderá a um deles.

Neste décimo capítulo, Problemas com Pedigree, Bradshaw aborda como as raças foram criadas, deixando em seu rastro mortes e animais enfermos. Também trata das altas exigências, exageros e foco de órgãos que regulam as raças na aparências desses animais – em detrimento da saúde e do comportamento.

O autor explica que no início, a humanidade selecionou as raças pelo trabalho que poderiam desempenhar no nosso mundo: guarda, pastoreio, busca etc. Enquanto na natureza, a adaptação ao meio ambiente é o necessário para a sobrevivência, na sociedade humana algumas distorções são privilegiadas na seleção genética, o que gera animais com tendências comportamentais que podem prejudicar seu próprio bem-estar.

Interferimos tanto na natureza dos cães, que algumas raças não conseguem procriar se não for com ajuda humana – filhotes só conseguem nascer por meio de cesarianas. Enquanto grande parte dos tutores se preocupam com a agressividade dos animais que escolhem para ter em casa, poucas informações sobre as características e personalidade das raças são divulgadas. No capítulo, Bradshaw aborda ainda pesquisas que avaliam se o comportamento é algo genético ou ambiental, também trata das raças com uma melhor linguagem corporal e a importância da mesma – num contraponto as modificações anatômicas das raças e as amputações estéticas.

Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima

Sinopse – Cão Senso, de John Bradshaw

John Bradshaw sai em defesa dos cachorros, após uma pesquisa de mais de 20 anos. Para o autor, a verdadeira vocação do animal de estimação é se tornar um membro da família, ao contrário do que dizem as técnicas de treinamento atuais. Aliando as mais recentes descobertas da Biologia à própria experiência com cães, Bradshaw nos ajuda a entender quais as verdadeiras necessidades caninas e qual a melhor forma de conviver com seu cachorro sem precisar dominá-lo pelo medo ou pelo método de compensações.

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.