#27: Cão Senso, John Bradshaw (7 de 11)

O Podcast Meu Nome Não É Não traz a resenha de um dos livros mais reconhecidos sobre o comportamento canino: Cão Senso, de John Bradshaw.

As resenhas são de duas versões do livro: a brasileira, de 2012, publicado pela Editora Record, traduzida por José Gradel e com tradução técnica de Thomás Szpiegel; e a de 2011, em inglês, na versão e-book, da editora Basic Books, de Nova Iorque.

Cão Senso possui 11 capítulos. Devido a densidade de informações, pela primeira vez, cada episódio do nosso Podcast corresponderá a um deles.

Neste sétimo capítulo, A Força Cerebral Canina (Canine Brainpower), o autor fala sobre a mente dos cães, o que eles sabem e não sabem sobre o mundo a sua volta. Somos apresentados a diversas pesquisas que buscam compreender a inteligência canina. Cientistas e biólogos destacam a importância de se pensar o ambiente em que as espécies evoluíram para entender sua cognição. No caso dos cães, sendo animais domésticos, muito da sua inteligência está relacionada ao contato com humanos e ao convívio social. Os cachorros são os únicos seres do planeta, além de nós mesmos, capazes de ler nossos gestos corporais e faciais de maneira natural (e que pode ser aperfeiçoada com a convivência e treinamento). O mundo físico importa menos para os cães, que são animais oportunistas (não estrategistas) e que dependem do aprendizado conquistado com a experiência da família.

Bradshaw ainda destaca que os cães aprendem por meio do aprendizado associativo, que sabem construir mapas mentais por meio de pontos/marcos e odores que são usadas como referências no caminho. Além disso, sabem contar e muito mais. O capítulo termina nos deixando a reflexão sobre aquilo que os cães são melhores que nós, como detectar aromas que são imperceptíveis para nós humanos e que fazem toda a diferença em seu modo de ver o mundo.

Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima

Sinopse – Cão Senso, de John Bradshaw

John Bradshaw sai em defesa dos cachorros, após uma pesquisa de mais de 20 anos. Para o autor, a verdadeira vocação do animal de estimação é se tornar um membro da família, ao contrário do que dizem as técnicas de treinamento atuais. Aliando as mais recentes descobertas da Biologia à própria experiência com cães, Bradshaw nos ajuda a entender quais as verdadeiras necessidades caninas e qual a melhor forma de conviver com seu cachorro sem precisar dominá-lo pelo medo ou pelo método de compensações.

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Edição: Naiara Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.