#19: Cão Senso, John Bradshow (2 de 11)

Reprodução: Capa de Cão Senso, John Bradshaw

O Podcast Meu Nome Não É Não traz a resenha de um dos livros mais reconhecidos sobre o comportamento canino: Cão Senso, de John Bradshaw.

As resenhas são de duas versões do livro: a brasileira, de 2012, publicado pela Editora Record, traduzida por José Gradel e com tradução técnica de Thomás Szpiegel; e a de 2011, em inglês, na versão e-book, da editora Basic Books, de Nova Iorque. As resenhas são de duas versões do livro: a brasileira, de 2012, publicado pela Editora Record e traduzida por Thomas Spiegel; e a de 2011, em inglês, na versão e-book, da editora Basic Books.

Cão Senso possui 11 capítulos. Devido a densidade de informações, pela primeira vez, cada episódio do nosso Podcast corresponderá a um deles.

Neste segundo episódio, Como os Lobos de Tornaram Cães (How ), somos apresentados às pesquisas sobre a origem da domesticação canina. Estudos de DNA e arqueológicos nos apresentam várias hipóteses e nos revelam que a domesticação aconteceu em várias partes do mundo, de maneira não linear. Algumas conseguiram se perpetuar e se misturaram, enquanto outras foram extintas. O autor nos conta sobre o ancestral em comum entre cães e lobos cinzentos e destaque que hoje não há um lobo que possa servir como modelo do comportamento canino. Além disso, aprendemos sobre as três fases da domesticação – do início até os dias atuais: seleção por mansidão, seleção por função e seleção por aparência.
Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima

Sinopse – Cão Senso, de John Bradshaw

John Bradshaw sai em defesa dos cachorros, após uma pesquisa de mais de 20 anos. Para o autor, a verdadeira vocação do animal de estimação é se tornar um membro da família, ao contrário do que dizem as técnicas de treinamento atuais. Aliando as mais recentes descobertas da Biologia à própria experiência com cães, Bradshaw nos ajuda a entender quais as verdadeiras necessidades caninas e qual a melhor forma de conviver com seu cachorro sem precisar dominá-lo pelo medo ou pelo método de compensações.


Edição: Naiara Lima

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.