#32: Cão Senso, John Bradshaw (9 de 11)

Introdução e recados: 00” / Resenha do capítulo: 5.55”

Podcast Meu Nome Não É Não traz a resenha de um dos livros mais reconhecidos sobre o comportamento canino: Cão Senso, de John Bradshaw.

As resenhas são de duas versões do livro: a brasileira, de 2012, publicado pela Editora Record, traduzida por José Gradel e com tradução técnica de Thomás Szpiegel; e a de 2011, em inglês, na versão e-book, da editora Basic Books, de Nova Iorque. 

Cão Senso possui 11 capítulos. Devido a densidade de informações, pela primeira vez, cada episódio do nosso Podcast corresponderá a um deles.

Neste nono capítulo, Um Mundo de Cheiros (A World of Smells), Bradshaw entra na biologia do cachorro para nos revelar como ele enxerga o mundo, ou melhor, como ele vê, fareja e escuta o ambiente. Percebemos que é um hábito humano achar que compartilhamos a mesma perspectiva de mundo dos cães, visto que eles tem sentidos muito diferentes dos nossos.

Descobrimos que cães não enxergam tantas cores como os humanos e nem tantos detalhes, mas são bons em enxergar a noite. Sons baixos (graves) eles ouvem quase igual a nós, porém quando o assunto são sons altos (ultrassons) eles são melhores. Mas, com certeza, o sentido mais apurado e o principal deles é o olfato. Os cães compreendem o mundo pelo focinho e o autor explicar como tudo isso funciona, desde os desafios de conseguir uma boa corrente de ar, até como todas as informações vão parar no cérebro.

Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima

Sinopse – Cão Senso, de John Bradshaw

John Bradshaw sai em defesa dos cachorros, após uma pesquisa de mais de 20 anos. Para o autor, a verdadeira vocação do animal de estimação é se tornar um membro da família, ao contrário do que dizem as técnicas de treinamento atuais. Aliando as mais recentes descobertas da Biologia à própria experiência com cães, Bradshaw nos ajuda a entender quais as verdadeiras necessidades caninas e qual a melhor forma de conviver com seu cachorro sem precisar dominá-lo pelo medo ou pelo método de compensações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.