#33: Drops – Ratos e pesquisadores brincam de esconde-esconde

Você deve estar perguntando ao ler o título deste episódio, o que ratos tem a ver com o Meu Nome Não É Não? Bom, além do nosso objetivo ser abordamos comportamentos de todos os tipos de pets (ok, estamos focadas em cães no momento, mas já fizemos de gatos, lembra?), a pesquisa lança luz sobre o comportamento de brincadeira entre os animais. Além disso, pode servir como ideia para uma atividade a ser desenvolvida em casa para ajudar no enriquecimento cognitivo do seu ratinho, um tema de estudo para quem pesquisa comportamento animal ou mesmo uma forma de nos fazer refletir sobre o comportamento de brincadeira e diversão do pet que temos em casa.

A pesquisa Behavioral and neural correlates of hide-and-seek in rats, ou seja, Correlatos neurais e comportamentais do esconde-esconde em ratos, tem como autores: Annika Stefanie Reinhold, Juan Ignacio Sanguinetti-Scheck, Konstantin Hartmann e Michael Brecht – da Universidade Humboldt, de Berlim, Alemanha.

Uma notícia sobre a pesquisa saiu na revista Science do dia 12 de setembro de 2019 (e também na Science online). Outra notícia também foi publicada no Psychology Today, um site que traz informações sobre pesquisas na área de psicologia e comportamento tanto humano quanto animal. O podcast de hoje é baseado nestes dois textos.

Na Psychology Today o título do artigo é Rats and Researchers Play Hide-and-Seek (clique Aqui para o link), da Ph.D em neurociência Mary Bates. Na Science online o título é Lab rats play hide-and-seek for the fun of it, new study shows (clique Aqui para o link) e foi escrito pela Emily Underwood, que é correspondente da Science e bacharel em Ciência e Tecnologia, com foco em neurociência, pela Brown University.

Apresentação: Naiara Lima

Vinheta: Henrique Inglez de Souza
Foto destaque: Sibya/Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.