#18: Cão Senso, John Bradshaw (1 de 11)

Reprodução: Capa de Cão Senso, John Bradshaw

Escolhemos um livro muito especial para a quarta resenha do Podcast Meu Nome Não É Não: Cão Senso, de John Bradshaw. Este livro é uma das principais referências quando o assunto é a natureza e o comportamento dos cães domésticos.

As resenhas são de duas versões do livro: a brasileira, de 2012, publicado pela Editora Record, traduzida por José Gradel e com tradução técnica de Thomás Szpiegel; e a de 2011, em inglês, na versão e-book, da editora Basic Books, de Nova Iorque.

Cão Senso possui 11 capítulos. Devido a densidade de informações, pela primeira vez, cada episódio do nosso Podcast corresponderá a um deles.

Neste primeiro episódio, De Onde Vieram os Cães (Where Dogs Came From), conhecemos mais sobre a origem do cães, não apenas seu parentesco mais direto com o lobo cinzento – com quem compartilha 99,96 % do DNA – como também com toda a família canídea, desde o plioceno. O autor nos revela as contradições entre as ciências quando o assunto é período da domesticação: as que são baseadas na arqueologia (que estimam 14 mil anos) e as que se firmam suas bases na genética (que chega a 100 mil anos); e desfaz alguns mitos sobre o comportamento dos lobos e dos cães. De acordo com o pesquisador, a domesticação é a chave para se falar sobre o nosso cão, porém, nem por isso devemos desconsiderar a biologia e entender profundamente seu processo evolutivo. Acredita-se hoje na possibilidade de uma coevolução entre humanos e cães (principalmente quando falamos do homem moderno).
Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima

Sinopse – Cão Senso, de John Bradshaw

John Bradshaw sai em defesa dos cachorros, após uma pesquisa de mais de 20 anos. Para o autor, a verdadeira vocação do animal de estimação é se tornar um membro da família, ao contrário do que dizem as técnicas de treinamento atuais. Aliando as mais recentes descobertas da Biologia à própria experiência com cães, Bradshaw nos ajuda a entender quais as verdadeiras necessidades caninas e qual a melhor forma de conviver com seu cachorro sem precisar dominá-lo pelo medo ou pelo método de compensações.

Edição: Naiara Lima

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.