#39: Origem do Gato – Livro Gato, Um Deus Para Chamar de Seu, Guilherme Castellar (1 de 3)

Intro: 00′ – Resenha: 5′

O Podcast Meu Nome Não É Não chega a sua quinta resenha de livro com uma publicação nacional muito especial: Gato, Um Deus Para Chamar de Seu, de Guilherme Castellar. O livro tem como proposta revelar a trajetória do felino mais bem sucedido do mundo, o felis catus, traduzindo, o nosso gato doméstico.

A publicação da Editora Abril e Revista Superinteressante foi lançada neste ano (2019). São dez capítulos que vão da origem a como eles conquistaram a nossa cama. O livro será resenhado em três episódios. O primeiro deles contempla os capítulos 1, 2, 3 e 4. Todos eles focados na origem da espécie e como ela se aproximou dos humanos. Uma leitura maravilhosa que esperamos que se sinta motivado a fazer a partir do nosso podcast!

No primeiro capítulo (A Jornada do Conquistador) conhecemos a origem dos felidaes e diversas as espécies que surgiram ao longo de milhões de anos. Um dos pontos principais é perceber que os felinos não são tão diferentes uns dos outros, dos menores aos maiores. A maioria é solitária, carnívora e adora uma caixa para brincar! No capítulo dois (Do Tamanho que Cabe no Colo), entendemos as andanças das espécies, como se espalharam pelo mundo e identificamos os pais do gato doméstico: o felis silvestris lybica.

No terceiro capítulo (A Fera Domada), descobrimos que encantamento humano pelas feras existe desde a pré-história e também como os gatos se aproximaram das nossas sociedades, depois que estabelecemos a agricultura. Com estoque de comida, os ratos foram os primeiros a chegar e se tornarem domésticos. Atrás deles vieram os gatos, uma ferramenta muito eficaz de combate a pragas. No quarto capítulo (Sagrados e Profanos), aprendemos sobre como a sociedade egípcia começou a venerar os gatos e exportou esse amor e e divindades para outros sociedades. Já na Europa, a igreja católica começou a perseguir religiões pagas e o felinos foram considerados do mau – queimado com bruxas. Sua sobrevivência foi garantida ainda porque era muito úteis no controle de pragas. Apenas no iluminismo é que as coisas voltam a melhorar para eles, quando se tornaram companhia da nobreza.

Sinopse: Gato, Um Deus Para Chamar de Seu (Guilherme Castellar)

Decifra-me ou te devoro | O gato deitado no seu sofá é o ápice de uma trajetória evolutiva das mais bem-sucedidas: a dos felinos. Quando passaram a caber no colo e ficaram menos arredios, deram a cartada final na evolução da espécie: tornaram-se sócio do Homo sapiens. Nessa jornada da selva ao sofá, o gato foi endeusado por egípcios e castigado pela Igreja. Hoje, seus mistérios ainda nos fascinam. E muitos deles só agora começam a ser elucidados pelos cientistas. Hora de decifrar essas belas feras.

Autor: Guilherme Castellar é jornalista e físico. Produziu reportagens para as revistas Superinteressante e Mundo Estranho.

Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima

Edição: Naiara Lima

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.