#85 – Resenha: O Choque de Culturas, de Jean Donaldoson ( parte 1 de 3)

Os cães da vida real são bem diferentes dos cães personagens da Disney. Enquanto os primeiros aprendem pelo condicionamento operante, o segundo tem atitudes vingativas, sentem vergonha de seus erros e planejam ações. Há quase 30 anos, a treinadora canadense, Jean Donaldson, lançou o livro O Choque de Culturas, para encerrar de vez o ideal do cão Lassie e assim melhorar a relação humano-cão. A obra se tornou uma referência sobre comportamento canino e treinamento positivo e é tema de resenha no Podcast Meu Nome Não É Não, com participações especiais de Iata San (cafe_com_cao) e Henrique Venâncio (@petmoderno).

Neste primeiro episódio da resenha, conhecemos o prefácio de Ian Duban a partir dos nossos convidados; além do primeiro e segundo capítulo: A Perspectiva do Cão (A inteligência e moralidade do cão); e Comportamentos Inatos: Aquilo que vem com os cães (comportamento social e predatório).

O livro O Choque de Culturas – Um ponto de vista novo e revolucionário que ajuda a compreender o relacionamento entre humanos e cães, de Jean Donaldson é de 2013 e foi lançado pela KNS Ediciones, com tradução de Cláudia Estanislau. A primeira edição é de 1992.

Sobre a autora: A Jean Donaldson é natural de Montreal, Canadá. Fundou a Montreal Flyball Association e a Renaissance Dog Training, a primeira escola baseada em reforço positivo e serviço de aconselhamento da sua cidade. Ela treinou seus próprios cães, que ganharam vários títulos e vitórias em uma variedade de esportes caninos. Foi fundadora da Academy For Dog Trainers. Atualmente, ela mora em Oakland, Califórnia, com seu cachorro, Brian, adotado em 2015.

Formada em psicologia comparada, é uma grande estudante de biologia evolutiva. Lecionou nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Ela é quatro vezes vencedora do Prêmio Maxwell da The Dog Writers Association of America, e seu livro seminal The Culture Clash foi eleito o livro de treinamento e comportamento número um pela The Association of Pet Dog Trainers.

O Choque de Culturas – Sinopse:

O mais estimulante livro alguma vez escrito sobre comportamento canino e adestramento.Um ponto de vista novo e revolucionário que ajuda a compreender o relacionamento entre os humanos e o cão. Todos os cães necessitam ser ensinados a como modificar os seus comportamentos normais e naturais para adaptar-se à cultura humana. Tristemente, com demasiada frequência, quando o modo de viver dos cães entra em conflito com as regras e os padrões humanos, muitos cães são descartados. O choque de culturas mostra os cães como eles são na realidade. O livro tem uma perspectiva refrescante e original e vai direito o assunto, aqui está como é, agora eduque o seu cão!

Apresentação: Mirielen Campos, Naiara Lima e convidados: Iata San e Henrique Venâncio

Edição: Guto Leão

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Um comentário sobre “#85 – Resenha: O Choque de Culturas, de Jean Donaldoson ( parte 1 de 3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.