#79: Drops – Atualização dos 5 Domínios em 2020

Os direitos dos animais não humanos têm sido debatidos ao longo dos últimos 70 anos por pesquisadores de todo o mundo. O documento contendo As 5 Liberdades dos Animais foi lançado em 1979 e se tornou referência na manutenção do bem-estar de animais em cativeiro. Porém, em 1994, os cientistas David Mellor e Dr Cam Reid propuseram um novo documento para identificar e avaliar o bem-estar: O Modelo dos 5 Domínios. Agora em 2020, esse modelo foi revisado pela 7ª vez. O artigo The 2020 Five Domains Model: IncludingHuman–Animal Interactions in Assessments o fAnimal Welfare, escrito por David J. Mellor, Ngaio J. Beausoleil, Katherine E. Littlewood, Andrew N. McLean, Paul D. McGreevy, Bidda Jones e Cristina Wilkins, é o tema deste episódio do Podcast Meu Nome Não É Não.

O Modelo dos 5 Domínios é um documento objetivo e que não dá margens à interpretações, lançando mão inclusive de exemplos – tudo isso para ser o mais claro possível. Como o autor resume (em 2017): “O Modelo de Cinco Domínios é um dispositivo de foco para facilitar a avaliação sistemática, estruturada, abrangente e coerente do bem-estar animal; não é uma definição de bem-estar animal, nem tem a intenção de ser uma representação precisa da estrutura e função corporal. O propósito de cada um dos cinco domínios é chamar a atenção para as áreas que são relevantes tanto para a avaliação do bem-estar quanto para o manejo dos animais (…) Estes são a base de sua utilidade e crescente aplicação à avaliação e gestão do bem-estar em diversos setores de uso de animais”.

Agora em 2020, uma nova visão foi incluída no documento, a partir das novas pesquisas que foram surgindo: a importância dos humanos no bem-estar animal. Essas e outras novas perspectivas fizeram com que o domínio 4 mudasse de nome, de Comportamento, para Interações Comportamentais. Isso porque há evidências de animais que buscam conscientemente objetivos específicos ao interagir comportamentalmente com o ambiente, outros animais não humanos e como uma nova característica do Modelo delineado aqui, humanos. Atualmente então os 5 Domínios são: 1 – Nutrição, 2 – Meio Ambiente, 3 – Saúde; 4 – Interações Comportamentais; e 5 – Estados Mentais.

“A atualização atual ainda inclui orientações específicas sobre como avaliar os impactos negativos e / ou positivos do comportamento humano no bem-estar animal”. O documento trata de treinadores, tutores, veterinários, tratadores, cuidadores e todos os profissionais e pessoas que lidam com animais.

Apresentação e Locução: Naiara Lima

Edição: Naiara Lima

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Foto/Destaque: Susanne 906 por Pixabay

Músicas neste Episódio:

Corndogs in Santa Monica / Audiolibrary Youtube

The Zepellin / Blue Dot Sessions

JoDon / Blue Dot Sessions

Golden Empire / Audiolibrary Youtube

Gold in Them Hills / Blue Dot Sessions

Barrel Full of Sea Monkeys / Audiolibrary Youtube

www.youtube.com/audiolibrary

www.sessions.blue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.