#74 – Drops: Staffordshires são agressivos?

A raça Staffordshire Bull Terriers é uma das 5 raças mais populares do Reino Unido. Se não a mais popular atualmente! O estudo Staffordshire Bull Terriers in the UK: their disorder predispositions and protections, de Camilla Pregam, Katie Wonham, Dave C. Brodbelt, David B. Church & Dan G. O’Neill, descobriu que esses cães têm poucos problemas de saúde e não são mais agressivos do que outros cães. E este é o tema do Drops número 74 do Podcast Meu Nome Não É Não.

Os primeiros exemplares do Staffordshire Bull Terriers foram descritos da região de Stafforshire, na Inglaterra, vindo de cruzas entre buldogues e terriers – no século 19. O objetivo era alimentar as lutas de ruas feitas entre esses cães e outros animais. Os buldogues eram colocados em arenas com touros, enquanto os terriers eram destinados a matar o maior número de roedores possível.

O estudo que saiu em setembro, na Canine Medicine and Genetics, descobriu que Staffordshire Bull Terriers tem poucos problemas de saúde e não são mais agressivos do que outros cães.

Este foi o maior estudo que comparou os registros veterinários de 1.304 Staffordshire Bull Terriers com 21.029 não Staffordshire Bull Terriers (2,5%) da população de cães domésticos do Reino Unido.

Estudos anteriores encontraram algumas evidências de que os Staffies podem ser mais agressivos, mas é difícil separar os fatores genéticos do ambiente em que os Staffies se encontram. Este novo estudo fornece evidências de que eles não são inerentemente agressivos.

Os cientistas analisaram os 36 distúrbios mais comuns e qualquer evidência de agressão nos registros clínicos. Staffies tinham maior probabilidade do que outras raças de sofrer de 4 dos 36 distúrbios comuns, incluindo convulsões.

Eles eram menos propensos a sofrer de 5 dos 36 distúrbios, como doenças na patela e trato intestinal. Em relação ao comportamento da agressividade pode se confirmar que os cães dessa raça não têm predisposição em maior porcentagem que as outras raças do estudo.

Apresentação e Locução: Mirielen Campos

Edição: Guto Leão

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Foto: Dané Spamers por Pixabay

Músicas neste Episódio:

South Street Strut por The Great North Sound Society (youtube.com/audiolibrary)
Divine Life Society por Jesse Gallagher (youtube.com/audiolibrary)
Temporal Slip por Blue Dot Sessions (www.sessions.blue)
Asterix 1 por Blue Dot Sessions (www.sessions.blue)
Happy Mistake por RKVC (youtube.com/audiolibrary)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.