#62 – MNNEN Conversa: Uso de Teclados por Cães, com Cãomunicando

Reprodução: filme Up – Altas Aventuras, Pixar/Disney

Acesse bit.ly/2AJJlgE para se inscrever no III Seminário Internacional ABMeVeC

Enquanto estão se proliferando o número de tutores que usam teclados para se comunicarem com seus cães, a Ciência usa a mesma ferramenta para entender melhor a cognição canina. O Brasil é pioneiro no uso de sinais arbitrários pelos cães, com pesquisa de Alexandre Pongrácz Rossi e do César Ades (A dog at the keyboard: using arbitrary signs to communicate requests). A protagonista deste estudo, a cadela Sofia, voltou aos “laboratórios” da USP para pesquisa de mestrado de Carine Savalli Redígolo: O Papel da Atenção Humana na Comunicação Cão-Ser Humano Por Meio de Um Teclado, de 2008. Este estudo é tema deste episódio do Podcast Meu Nome Não É Não, que tem como convidada especial a bióloga e educadora canina Luana Marques de Souza, do instagram @caomunicando.

O uso de lexigramas por cães visa revelar suas capacidades cognitivas, sua interpretação do mundo. Mas no caso do estudo da Carine Redígolo, um outro aspecto deste uso foi levado em conta, a importância da atenção durante o uso do teclado.

A bióloga Luana, nossa convidada, explica sobre como funcionam as pesquisas e a conversa com a gente sobre os resultados que apontaram para uma preferência da cadela por situações (durante os testes) em que o teclado está visível para o experimentador. A autora afirma que a ação de Sofia (apertar os botões do teclado) é um mand dentro dos conceitos de Skinner. Ou seja, é algo que ela usa para influenciar o comportamento humano, por isso entende que a atenção é algo relevante. Ela também coloca que não se pode afirmar que os cães possuem uma teoria da mente, mas que conseguem perceber o que é permitido e o que não é permitido de ser feito sob o olhar humano.

Apoio: Esse podcast tem o apoio da ABMeVeC, que realiza nos dia 25 e 26 de julho de 2020 o III Seminário Internacional ABMeVeC online. Serão dois dias dedicados ao comportamento animal com a participação de palestrantes renomados nacionais e internacionais. As inscrições seguem abertas no endereço: abmevec.com.br.

Apresentação e Locução: Mirielen Campos, Naiara Lima e Luana Marques de Souza (convidada)

Edição: Guto Leão

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Músicas neste Episódio:

Ubiquitous por Diamond Ortiz (youtube.com/audiolibrary)
Asterix 1 por Blue Dot Sessions (www.sessions.blue)
Bug Catching por Emily A. Sprague (youtube.com/audiolibrary)
Highway 430 Blue Dot Sessions (www.sessions.blue)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.