#54: Série Enriquecimento Ambiental Na Real – Ep. 5: EA Na Prática – Parte 2

Chegamos ao fim da Série Enriquecimento Ambiental Na Real, com a parte 2 do episódio EA Na Prática. Foi um prazer mergulhar no tema do enriquecimento ambiental e aprender mais sobre a teoria e a prática deste assunto. O podcast Meu Nome Não É Não agradece a todos os ouvintes e a Pet Games, nossa parceira nesta empreitada!

Nesta segunda parte do EA Na Prática abordamos como é possível desenvolver o enriquecimento ambiental para roedores e aves.

Série: No primeiro episódio, abordamos temas relacionados aos conceitos de enriquecimento ambiental, bem-estar animal, além das 5 Liberdades dos Animais. No segundo episódio, conhecemos mais sobre o enriquecimento alimentar e o cognitivo, bem como entendemos mais sobre o unwelt e as emoções dos animais – especialmente os mamíferos. No terceiro episódio, os assuntos foram o enriquecimento físico e sensorial. E o quarto episódio foi sobre o EA Social. Para encerrar, o tema é a prática de tudo o vimos até aqui. No quinto programa da série, abordamos a prática de EA com cães e gatos; e nesta segunda parte os pets são roedores e aves (psitacídeos).

Se você ainda não subiu no bonde do EA e do BEA, vem que a gente!

EA: Enriquecimento Ambiental / BEA: Bem-estar Animal

Programa 5 – Enriquecimento Social Na Prática – Parte 1: Cães e Gatos

Sinopse: Cada espécie demanda necessidades diferentes a serem contempladas com o enriquecimento ambiental. Mais que isso, as individualidades também precisam ser consideradas quando pensamos no bem-estar dos nossos pets. Cães e gatos, dois animais de estimação mais conhecidos nos lares brasileiros, estão na pauta desta primeira parte do EA Na Prática. Ambos são animais que tem como um de seus principais sentidos o olfato, então, nada melhor que aproveitar este super sentido em jogos e brincadeiras! Mas isso não é tudo, neste episódio abordamos diversas possibilidades para tornar o dia a dia do seu peludo mais divertido e desafiador!

Apoio: Propusemos a Série Enriquecimento Ambiental Na Real para Pet Games e até emprestamos o nome do evento que eles estão promovendo, o III Seminário: Bem-Estar Animal na Real, porque realmente acreditamos na missão da empresa.  Nada melhor então do que unir forças!

O seminário que a Pet Games realiza com a Wellfelis e a Shape Brasil, aconteceria em abril, mas foi reagendado para os dias 21 e 22 de novembro em São Paulo. O evento reunirá um dream team de profissionais do comportamento animal: Dr Gonçalo da Graça Pereira, o veterinário Vinicius Perez, a Dra Carine Savalli, Dra Cristiane Pizzutto, Dra Juliana Damasceno. Para se inscrever entre no site: http://www.bemestaranimal.com.br

Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima

Edição: Naiara Lima

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Referências:

Animal Behavior: Cap. 8 – Canine Enrichment, Alexandra Moesta, Sandra McCune, Lesley Deacon e Katherine Kruger.

https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=GYNpCQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA160&dq=canine+enrichment&ots=VtQSlnlJNF&sig=_MC3zfDW5G0HxL1ro-n_2SmolfY#v=onepage&q=canine%20enrichment&f=false

The Effect of a Social Enrichment Programme on the Behaviour of Dogs from a Private Shelter, Silvana Popescu, Cristin Borda, Cristina El Mahdy, Eva-andrea Lazar, Anamaria Blaga Petrean, Ioana-diana Câmpean e Marina Spinu. 

Enriquecimento Ambiental: seu Cão sem Monotonia – UCBVet

http://www.ucbvet.com/petlovers-caes/24/enriquecimento-ambiental-seu-cao-sem-monotonia

Vamos falar sobre BEM-ESTAR?

http://turmadofocinho.com/vamos-falar-sobre-bem-estar/

Enriquecimento ambiental em roedores utilizados para a experimentação animal: revisão de literatura, Lívia Camargo Garbin, Rafael Resende Faleiros e Luiz Alberto do Lago.

https://periodicos.pucpr.br/index.php/cienciaanimal/article/view/12170/11504

Enriquecimento Ambiental: Qual A Melhor Forma De Utilização Do Enriquecimento Ambiental Para Camundongos Em Biotério?, Gabriel Oliveira, Miguel Brück e Thais Veronez.

http://www.fiocruz.br/ioc/media/enriquecimento_ambiental_ebook.pdf

Roedores

https://pt.wikipedia.org/wiki/Roedores

Mercado pet – Abimpet

Castellar, Guilherme. Gato: um Deus para chamar de seu. São Paulo: Abril, 2019.

Moore, Arden. Super Gatos: Tudo o que você precisa saber para dar ao seu companheiro uma vida mais longa, saudável e feliz. Publicado 1ª vez em 2014, Reino Unido. Publicação usada tradução de Elisa Câmara. Barueri-Sp. 2016. Ed. Quarto Editora. 

Damascena, Juliana. Enriquecimento Ambiental para felinos em cativeiro: classificação de técnicas, desafios e futuras direções- 2018. Recebido: 08/01/2018 Revisado: 15/01/2018 Aceito: 26/01/2018. Revista Brasileira de Zoociência.

Brandshaw, John. Cat Sense: The Celine- Enigma Revealed. Penguin Books Ltda, 2014.

Medidas De Enriquecimento Ambiental Para Papagaios

https://www.vetsete.com/admin/banners/201407071651-medidas_de_enriquecimento_ambiental_papagaios_pdf.pdf

Influência Do Enriquecimento Ambiental No Comportamento De Ara Ararauna E Ara Chloropterusno Zoológico Vale Dos Bichos

http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2011/anais/arquivos/0196_0456_01.pdf

Classificação Aves

https://www.portalsaofrancisco.com.br/amp/s/classificacao-das-aves

Aves

https://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/biologia/MARIACELIAPORTELLA/14a-aula–aves.pdf

A Importância Do Enriquecimento Ambiental Para O Bem Estar Dos Animais Em Zoológicos, de Aline Teixeira Silva e Maria Esther Macêdo

https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/aic/article/download/501/426

Vídeos

https://www.Are happy lab animals better for science?youtube.com/watch?v=Bvu05ZC_wj4

https://www.youtube.com/channel/UCj2PK14LDq_mQHZib7gKCkA

Um comentário sobre “#54: Série Enriquecimento Ambiental Na Real – Ep. 5: EA Na Prática – Parte 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.