#52: Série Enriquecimento Ambiental Na Real – Ep. 4: Social

O conteúdo teórico da Série Enriquecimento Ambiental Na Real termina com este quarto e último episódio, focado no enriquecimento ambiental social. O podcast Meu Nome Não É Não apresentou semanalmente programas baseados em artigos e vídeos de divulgação científica para contribuir com a sua imersão no rico oceano do EA (Enriquecimento Ambiental). Na próxima semana, encerramos essa série falando sobre conteúdos práticos (claro que sempre baseando-nos em estudos e no trabalho de profissionais que são referência) sobre aplicações de cada um dos tipos de enriquecimento. Toda a programação teve o apoio da Pet Games.

No primeiro episódio, abordamos temas relacionados aos conceitos de enriquecimento ambiental, bem-estar animal, além das 5 Liberdades dos Animais. No segundo episódio, conhecemos mais sobre o enriquecimento alimentar e o cognitivo, bem como entendemos mais sobre o unwelt e as emoções dos animais – especialmente os mamíferos. E, no terceiro episódio, vimos mais sobre o enriquecimento físico e sensorial.

Se você ainda não subiu no bonde do EA e do BEA, vem que a gente!

EA: Enriquecimento Ambiental / BEA: Bem-estar Animal

Programa 4 – Enriquecimento Social

Sinopse: O Enriquecimento Social visa oferecer oportunidades para que o animal possa interagir com os outros, tanto de sua espécie como de outras. Pode ser fornecido de diferentes maneiras: moradia de pares ou grupos, o contato direto com indivíduos específicos ou contato indireto. Para entender melhor o assunto, abordamos o imprintig, a janela filial, o período de socialização, a importância de associações positivas e de se entender a natureza social da espécie.

Apoio: Propusemos a Série Enriquecimento Ambiental Na Real para Pet Games e até emprestamos o nome do evento que eles estão promovendo, o III Seminário: Bem-Estar Animal na Real, porque realmente acreditamos na missão da empresa.  Nada melhor então do que unir forças!

O seminário que a Pet Games realiza com a Wellfelis e a Shape Brasil, aconteceria em abril, mas foi reagendado para os dias 21 e 22 de novembro em São Paulo. O evento reunirá um dream team de profissionais do comportamento animal: Dr Gonçalo da Graça Pereira, o veterinário Vinicius Perez, a Dra Carine Savalli, Dra Cristiane Pizzutto, Dra Juliana Damasceno. Para se inscrever entre no site: http://www.bemestaranimal.com.br

Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima

Edição: Naiara Lima

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Referências:

Terrence P. McGlynn. How Does Social Behavior Evolve? https://www.nature.com/scitable/knowledge/library/how-does-social-behavior-evolve-13260245/

Diferença entre os animais domésticos e os animais silvestres e não-convencionais

Claudia Yumi Hashimoto. Comportamento em Cativeiro e Teste da Eficácia de Técnicas de Enriquecimento Ambiental (Físico e Alimentar) para Jaguatiricas (Leopardus pardalis).

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-05062008-152748/publico/Hashimoto_me.pdf

K.L. Stewart. Social Enrichment. 

https://www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/social-enrichment

Sarah LH Ellis. Environmental Enrichment: Practical Strategies for Improving Feline Welfare (https://journals.sagepub.com/doi/10.1016/j.jfms.2009.09.011)

Meus Animais: Enriquecimento ambiental para papagaios. https://meusanimais.com.br/enriquecimento-ambiental-para-papagaios/amp/

Castellar, Guilherme- Gato: Um Deus para chamar de seu.- São Paulo: Abril, 2019.

Bradshaw, John, 1993- Cão Senso- Rio de Janeiro, 2012- tradução José Gradel. 

Gabriela Cortellini Ferreira. Enriquecimento Ambiental Aplicado Ao Bem-estar De Aratinga leucophthalma.

https://repositorio.unesp.br/handle/11449/153849

Environmental Enrichmenthttps://www.colchester-zoo.com/our-mission/environmental-enrichment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.