Em vida livre os cães gastam até 20% do seu tempo ativo farejando, por isso, Charlotte Duranton e Alexandra Horowitz decidiram pesquisar a importância do olfato na qualidade de vida dos cachorros que dividem o mesmo teto que o nosso. Neste episódio, o podcast Meu Nome Não É Não traz a publicação: Let me sniff! Nosework induces positive judgment bias in pet dogs, publicado na Applied Animal Behaviour Science em 2018 (link: https://doi.org/10.1016/j.applanim.2018.12.009).
Em tradução livre, o nome da publicação é: Deixe-me farejar! O nosework induz um julgamento positivo em cães de estimação.
O objetivo do estudo da Charlotte e da Alexandra foi investigar o efeito de uma atividade diária baseada no olfato (o nosework ou treino de faro) no desempenho de cães de estimação no teste de viés cognitivo. A hipótese das autoras foi que a de que o Grupo Experimental (que praticou o nosework) mostraria níveis mais altos de otimismo em um teste de viés cognitivo em relação ao Grupo de Controle (cães que treinaram o heelwork).
O resultado confirma o efeito do treino de faro para uma visão mais positiva do cachorro. Para saber mais, confira o episódio.
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Spotify | Deezer | RSS
Apresentação e Locução: Naiara Lima.
Edição: Naiara Lima.
Vinheta: Henrique Inglez de Souza.
Coordenação e produção do Meu Nome Não É Não: Mirielen Campos e Naiara Lima.