O podcast Meu Nome Não É Não retorna em 2005 com um novo drops. O artigo Does owner handedness influence paw preference in dogs?, de Kimberley Charlton e Elisa Frasnelli trata da relação entre lateralidade de pessoas e seus cães. Ou seja, a influência do tutor na preferência do cachorro pela pata esquerda ou direita. A publicação saiu na revista Animal Cognition.
Mesmo com 90% da população humana sendo destra, o estudo mostrou que 34% dos cães estudados tinham a pata esquerda como a dominante, 29% a pata direita e 37% eram ambidestros. A pesquisa ainda detectou que muitos cães foram considerados bilaterais, ou seja, não apresentavam preferência por uma das patas. Contudo, também foi encontrada uma relação entre tutores destros e cães que preferem usar a pata direita; bem como tutores canhotos (sinistros) com cães que primordialmente usam a pata esquerda. A idade e sexo também tiveram influência nas preferências dos cachorros.
O estudo pode servir auxiliando a escolha das parcerias nos casos de cães de assistência, mas também é importante para entendermos algumas tendências dos nossos animais, contribuindo até mesmo nos treinos. Confira todas as informações no episódio e faça o teste no seu cachorro, no site: https://dicasboaspracachorro.com.br/cachorros-podem-ser-destros-ou-canhotos.
Link do artigo: Link: https://link.springer.com/article/10.1007/s10071-022-01673-x
Apresentação e Locução: Mirielen Campos.
Edição: Naiara Lima.
Vinheta: Henrique Inglez de Souza.
[powepress]
Podcast: Play in new window | Download