#30: Cão Senso, John Bradshaw (8 de 11)

Podcast Meu Nome Não É Não traz a resenha de um dos livros mais reconhecidos sobre o comportamento canino: Cão Senso, de John Bradshaw.

As resenhas são de duas versões do livro: a brasileira, de 2012, publicado pela Editora Record, traduzida por José Gradel e com tradução técnica de Thomás Szpiegel; e a de 2011, em inglês, na versão e-book, da editora Basic Books, de Nova Iorque. 

Cão Senso possui 11 capítulos. Devido a densidade de informações, pela primeira vez, cada episódio do nosso Podcast corresponderá a um deles.

Neste oitavo capítulo,Simplicidade Emocional (Emotional (Un)sophistication), o autor fala sobre as emoções dos cães em um nível mais sofisticado, além da raiva, medo, ansiedade, amor, excitação sexual que foram abordados em outros capítulos, Bradshaw aborda agora emoções que precisam de um certo grau de conhecimento sobre os outros e sobre si mesmo: ciúmes, pesar, culpa, vergonha e empatia. Quais dessas emoções os cães são capazes de sentir?

No campo emotivo, mesmo entre humanos, sentimentos como esses são tão complexos que crianças só vão conseguir compreender totalmente e expressa-los com 8 anos. Por muitas razões, mas principalmente por estarmos falando de outra espécie, somos mais uma vez convidados a não antropomorfizar as emoções dos cães, mesmo que usemos como nome ou referência as emoções que conhecemos.

De uma vez por todas, o autor explica que a culpa não é uma emoção sentida pelos cães. Experimentos já foram feitos neste sentido e atestaram que a cara de culpa que muitos cães parecem expressar nada mais é que a linguagem canina para nos acalmar em alguma situação que ele percebe um comportamento estranho humano. Além disso, para sentir culpa, os cães precisariam ter consciência sobre certo e errado – conceitos que são muito variáveis de acordo com cada cultura.

Sobre ciúmes, Bradshaw diz que os cachorros experimentam a sua própria forma de ciúmes (que nunca será obsessiva como a humana); já o pesar foi outra emoção não encontrada nos cães – que expressam, na verdade, ansiedade de separação quando outro cão deixa de estar presente no cotidiano da casa.

Apresentação: Mirielen Campos e Naiara Lima

Sinopse – Cão Senso, de John Bradshaw

John Bradshaw sai em defesa dos cachorros, após uma pesquisa de mais de 20 anos. Para o autor, a verdadeira vocação do animal de estimação é se tornar um membro da família, ao contrário do que dizem as técnicas de treinamento atuais. Aliando as mais recentes descobertas da Biologia à própria experiência com cães, Bradshaw nos ajuda a entender quais as verdadeiras necessidades caninas e qual a melhor forma de conviver com seu cachorro sem precisar dominá-lo pelo medo ou pelo método de compensações.

Edição: Naiara Lima

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *