#6: A Cabeça do Cachorro, Alexandra Horowitz (1 de 4)

O segundo livro escolhido para o Podcast Meu Nome Não é Não é o A Cabeça do Cachorro, de Alexandra Horowitz. Denso e científico, ao mesmo tempo carismático e com uma linguagem acessível, a publicação dá conta de diversas dimensões sobre os cães: origem, genealogia, sentidos, natureza, relação com humanos, cognição e emoções.

A Cabeça do Cachorro possui 12 capítulos. Cada podcast irá trazer a resenha de três deles. Deste modo, neste primeiro episódio conheceremos os três primeiros capítulos do livro: “Prefácio“, “Umvelt da Perspectiva do Focinho de um Cachorro” e o “Pertencendo a Casa”. Em cada um deles, somos apresentados a relação de Alexandra Horowitz com sua cadelinha Pump, bem como aprendemos sobre a evolução que colocou os cães para dentro de nossas casas.
A partir da experiência acadêmica de Alexandra, descobrimos ainda como exercitar nosso olhar científico para entendermos melhor nossos amigos caninos.

Sobre o livro A Cabeça do Cachorro, de Alexandra Horowitz
Tradução de Lourdes Serre – RJ/2012 e E-book 2013 – 3º Edição.
Sinopse: Nos últimos 15 anos, o números de estudos e pesquisas sobre o comportamento canino cresceu consideravelmente em todo o mundo. A americana Alexandra Horowitz, do departamento de psicologia do Barnard College de Nova York, é responsável por uma das mais importantes investigações sobre as atitudes e reações dos cães. Em A cabeça do cachorro, Horowitz, que também estudou a cognição de humanos, rinocerontes e primatas, reúne sua paixão pelo universo canino com as mais recentes descobertas científicas para explicar como os cachorros percebem o mundo ao seu redor, como interagem uns com os outros, e qual a natureza do relacionamento deles com os humanos. Alexandra conduziu experimentos com cachorros e seus donos. Alexandra Horowitz desmistifica algumas das crenças mais arraigadas em relação aos instintos caninos e revela a verdade por trás do comportamento deles. Divertido e esclarecedor, A cabeça do cachorro lança um novo olhar sobre o mundo dos cães: desta vez, levando em conta o ponto de vista desses animais.

Edição e vinheta: Henrique Inglez de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *