#76 – Entrevista: Altay de Souza e a Ciência Nossa de Cada Dia

Pai de dois gatos… brincadeira! O entrevistado deste 76º episódio do Podcast Meu Nome Não É Não na verdade prefere outros termos para definir sua relação com animais não-humanos que vivem na sua casa. E ele preza muito por respeitar a natureza deles e compreendê-los como são. Co-fundador e apresentador do podcast Naruhodo, ele é o cientista Altay de Souza.

Tudo o que sonhamos um dia perguntar e esclarecer ouvindo o Naruhodo, nós conseguimos neste episódio. O Altay nos revela mais sobre a ciência nossa de cada dia, unindo etologia e psicologia, teoria e prática – e evidenciando que esses termos nunca estão dissociados. Começamos conhecendo mais sobre ele, sobre o Naruhodo e sobre como é divulgação científica (como podemos fazê-la sem medos!), para depois conversamos sobre comportamento e como trazer a o método científico para as nossas práticas diárias, melhorando assim nosso trabalho.

Altay de Souza

Nosso entrevistado possui Graduação em Psicologia, Mestrado e Doutorado em Psicologia Experimental, tudo pela USP. Também possui Pós Doutorado no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC, com período pós-doutoral na Universidade de Toronto e ainda Pós Doutorado no Departamento de Psicobiologia da Unifesp.

Achou pouco? Ele também está se graduando em estatística, é professor da ECA/USP e da Unifesp, fundador e apresentador do podcast Naruhodo (juntamente com Ken Fujioca) e do canal no YouTube Cientística. Você encontra mais sobre ele, bem como sobre o podcast e o Youtube, no site www.cientistica.com.

Referências: Depois que gravamos o Altay nos enviou alguns links e nomes de livros como referência:

Livro Memórias de Um Primata, Robert Sapolsky

Livro Porque as Zebras Não tem Úlceras, Robert Sapolsky

Livro Behave,Robert Sapolsky

Livro Dos Animais e Dos Homens, Jakob Con Uexküll

Artigo: Análises funcionais moleculares e molares: um passo a passo, Lorena Bezerra Nery e Flávia Nunes Fonseca

Artigo: The Earliest Ice Age Dogs: Evidence from Eliseevichi, Mikhail V. Sablin and Gennady A. Khlopachev

Artigo: In Search of Paleolithic Dogs: A Quest with Mixed Results, Darcy F. Morey

Artigo: Dogs were domesticated in the Arctic: Culling practices and dog sledding atUst’-Polui, Robert J. Loseya,⁎, Tatiana Nomokonovaa, Andrei V. Gusevb, Olga P. Bachurac,Natalia V. Fedorovab, Pavel A. Kosintsevc, Mikhail V. Sablin

Artigo: Toward empirical behavior laws: I. Positive reinforcement, David Premack

Artigo: An Alternative Approach to Reinforcement for Applied, Edward A. Konaski, Moses R. Johnson, Charles R Crowell e Thomas L. Whitman

Foto no destaque: escolhemos essa imagem porque ela traz um certo desconforto e nos faz refletir sobre como tratamos os animais domésticos.

Apresentação e Locução: Mirielen Campos, Naiara Lima, Altay de Souza e Guto Leão

Edição: Guto Leão

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Foto: No longer here por Pixabay

Músicas neste Episódio:

youtube.com/audiolibrary
www.sessions.blue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.