#70 – Resenha: Não O Mate, Karen Pryor (parte 2 de 3)

Pega papel e caneta que hoje o assunto é denso! No segundo episódio de resenha do livro Não o Mate! A nova arte de ensinar e treinar, escrito pela pela fundadora do Clicker Training , Karen Pryor, conhecemos a fundo sobre os estímulos condicionados e também sobre as fadas boas e más para resolver comportamentos indesejados. Lembrando que o Podcast Meu Nome Não É Não separou esta resenha em três episódios.

O livro foi publicado pela Editora KNS Ediciones em 2013, com tradução de Alexandra Costa de Souza. As edições em inglês, Don´t shoot the dog, foram publicadas em 1984 e 1999, pela Sunshine Books.

Nesta segunda parte, conhecemos os capítulos 3 (Controle do Estímulo: Cooperação sem Coação) e 4 (Destreinar: Usar reforço para se livrar de comportamentos indesejados). Neles, sabemos mais o que é controle de estímulo e estímulo discriminativo, como é possível construir um estímulo condicionado, bem como os métodos (e suas consequências) para acabar com um comportamento indesejado: mate o animal; castigo; reforço negativo; extinção; comportamento incompatível; comportamento ao sinal; moldagem da ausência; e mudar a motivação.

– Livro Não o mate!: A nova arte de ensinar e treinar –

Sinopse: A explicação clara e divertida da Karen Pryor sobre métodos de treino de comportamento tornou a obra Não o mate! um clássico de vendas. A revisão atualizada apresenta mais ideias sobre o comportamento animal e humano. Karen Pryor, cientista comportamental inovadora e treinadora de animais, defende os princípios e usos práticos de reforço positivo no ensino de novos comportamentos. Este livro apresenta os segredos de como modicar o comportamento em animais de estimação, crianças e o próprio leitor, sem gritos, ameaças, força, castigo, remorsos… ou abater o animal.

Apresentação e Locução: Mirielen Campos e Naiara Lima

Edição: Guto Leão

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Músicas neste Episódio:

youtube.com/audiolibrary
www.sessions.blue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.