#69 – Resenha: Não O Mate, de Karen Pryor (parte 1 de 3)

Será possível moldar o comportamento de cães, pessoas, gatos, galinhas, peixes, golfinhos e até caranguejo? Segundo a fundadora do Clicker Training , Karen Pryor, sim! Em seu livro Não o Mate! A nova arte de ensinar e treinar, a autora escreve tudo sobre o processo de modelagem comportamental (shaping), revelando também os aspectos que fazem todos nós aprendermos pelas leis do reforço. Teórico e prático, a publicação é tema da nova resenha do Podcast Meu Nome Não É Não – que será dividida em três partes.

O livro foi publicado pela Editora KNS Ediciones em 2013, com tradução de Alexandra Costa de Souza. As edições em inglês, Don´t shoot the dog, foram publicadas em 1984 e 1999, pela Sunshine Books.

Nesta primeira parte, apresentamos mais sobre a autora, prefácio do livro e os dois primeiros capítulos – Reforço: Melhor do Que Prêmios; e Moldagem (Shaping): Desenvolver um super desempenho sem pressão ou dor.

– Livro Não o mate!: A nova arte de ensinar e treinar –

Sinopse: A explicação clara e divertida da Karen Pryor sobre métodos de treino de comportamento tornou a obra Não o mate! um clássico de vendas. A revisão atualizada apresenta mais ideias sobre o comportamento animal e humano. Karen Pryor, cientista comportamental inovadora e treinadora de animais, defende os princípios e usos práticos de reforço positivo no ensino de novos comportamentos. Este livro apresenta os segredos de como modicar o comportamento em animais de estimação, crianças e o próprio leitor, sem gritos, ameaças, força, castigo, remorsos… ou abater o animal.

Apresentação e Locução: Mirielen Campos e Naiara Lima

Edição: Guto Leão

Vinheta: Henrique Inglez de Souza

Músicas neste Episódio:

Potato Deal por Craig MacArthur (youtube.com/audiolibrary)
Planting Flags por Blue Dot Sessions (www.sessions.blue)
Highway 430 Blue Dot Sessions (www.sessions.blue)
Asterix 1 por Blue Dot Sessions (www.sessions.blue)
The Crisper por Blue Dot Sessions (www.sessions.blue)
Firefly por Chris Haugen (youtube.com/audiolibrary)
Divine Life Society por Jesse Gallagher (youtube.com/audiolibrary)
Ubiquitous por Diamond Ortiz (youtube.com/audiolibrary)
Bug Catching por Emily A. Sprague (youtube.com/audiolibrary)
Take Your Time por Dan Lebowitz (youtube.com/audiolibrary)

2 comentários sobre “#69 – Resenha: Não O Mate, de Karen Pryor (parte 1 de 3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.